VILLAGE PEOPLE


Village People é um grupo disco norte-americano, mais conhecido pelos seus mega-hits mundiais Macho Man e Y.M.C.A., ambos de 1978.



O grupo, surgido em boates nos Estados Unidos, foi criado entre 1976 e 1977 pelos produtores Jacques Morali e Henri Belolo. O nome originou-se do reduto gay de Nova Iorque na época, o Greenwich Village, e a banda ficou conhecida por apresentar-se com fantasias que evocavam símbolos de "masculinidade": um policial (Victor Willis), um índio norte-americano (Felipe Rose), um cowboy (Randy Jones), um operário (David "Scar" Hodo), um soldado (Alex Briley) e um motociclista (Glenn Hughes).



As suas animadas músicas continham temas com ironias sutis, nem sempre percebidas pelos ouvintes da época. O hit Macho Man, de 1978, e seu videoclipe à época, onde aparecem vestidos como tipos "másculos", é um exemplo.


O sucesso aconteceu primeiro na Inglaterra, em 1977, com "San Francisco (You've Got Me)". Nos Estados Unidos, o sucesso veio em 1978, com "Macho Man". O grupo lançou também "Y.M.C.A.", "In The Navy", "Go West" (regravada em 1993 pela dupla inglesa Pet Shop Boys) e várias outras que também alcançaram êxito. Em 1980, apareceram no filme baseado na história do grupo, chamado "A Música não Pode Parar", que venceu e recebeu o troféu irônico Framboesa de Ouro, na categoria pior filme do ano.[1] A premiação ocorreu em 31 de março de 1981, em Los Angeles, EUA.[1] Este filme foi indicado também em várias categorias desta premiação, como pior ator, pior atriz, pior diretor, pior atriz coadjuvante e pior canção original.[1]



Em 1995, Glenn Hughes foi substituído por Eric Anzalone. Os integrantes atuais do Village People são Felipe Rose (índio), Alex Briley (soldado), Bill Whitefield (operário), Jim Newman (cowboy), Ray Simpson (policial, no lugar de Victor Willis) e Eric Anzalone (motociclista, no lugar de Glenn Hughes).



Em 2001, Glenn Hughes, o motociclista original do grupo, faleceu vítima de câncer pulmonar. Jacques Morali, o fundador do grupo faleceu em 1991, vítima da AIDS. O produtor e empresário Henri Belolo continua atuando no mercado fonográfico, como um dos donos do selo francês Scorpio Music. A Black Scorpio, que nos anos 70 e 80 lançou os discos do Village People, é uma de suas afiliadas.[2]














Nenhum comentário:

Postar um comentário